Por: Lily de Lucca

O Carnaval é uma época esperada com ansiedade, seja por aquelas que adoram as festividades e passam o ano inteiro planejando onde foliar ou por quem prefere dar uma escapadinha do cotidiano. Sugerimos duas opções de destinos que não economizam em energia e animação, mas têm estilos muitos diferentes: Veneza e Punta Cana.

Carnaval de Punta Cana

A cidade de Punta Cana, na República Dominicana, é famosa por sua hospitalidade, pelas lindas praias e pelo rum Brugal de alta qualidade servido em todos os bares e restaurantes.Carnaval em Punta Cana

O povo de lá é fascinado pela música e pelas cores do Carnaval, que têm muitas semelhanças com nossa festa brasileira. As influências da cultura africana e latina dão efervescência às fantasias vistosas e às músicas cheias de ritmo e suingue característicos do Caribe, como merengue, bachata e reggaeton.

Este ano, as celebrações principais ocorrerão no dia 9 de março na Boulevard November 1st (a rua será fechada), na Puntacana Village, logo em frente ao aeroporto internacional. Os desfiles contarão com apresentações de delegações internacionais de Aruba, Curaçau, Haiti e Saint Martin, que funcionam como as nossas escolas de samba, embora numa escala bastante menor, é claro. As paradas começam às 15h30 e a noite será animada com bandas de música ao vivo que tocam a partir das 19h30. A entrada é livre, mas se preferir assistir em camarote, os ingressos custam U$15 por pessoa e podem ser comprados no Four Points Hotel (em frente ao aeroporto internacional), no Puntacana Resort & Club e na agência imobiliária do Puntacana Village (donos de propriedades em Punta Cana também encontrarão à venda no La Cana Golf Club).

As festas de rua acontecem de graça por toda cidade. Bares, restaurantes e hotéis promovem baladas, shows, festivais de drinks com o famoso rum e muita diversão. O destino é indicado para jovens que buscam carnaval com ritmos caribenhos ou para famílias para quem um dia de folia basta.

Carnaval de VenezaCarnaval de Veneza

Iniciado no século 17, o carnaval vienense tem como sua maior característica as lindas máscaras. Originalmente usadas por membros da nobreza para que pudessem se misturar com o povo durante os festivais, hoje elas são usadas por todos que vão a Veneza na época das festas.

Os trajes de época e a própria arquitetura centenária da cidade transportam as turistas a épocas distantes, quando ocorriam bailes em salões nobres, com música ao vivo e apresentações de grupos de dança e canto.

Para não se sentir como um peixinho fora d’água, as fantasias estão à venda em quase todas as ruelas da cidade. São para todos os gostos e bolsos. Há artesãos que ainda as fazem manualmente com couro, pó de ouro e tintas naturais. Há também quem prefira exemplares mais em conta de materiais sintéticos e com modelos mais modernizados. Seja uma ou outra, as máscaras são lindas lembranças de viagem que podem enfeitar a casa na volta.

A festividade italiana é muito cultural. A cidade de Veneza aproveita que as ruas estão em ebulição para promover atividades como oficinas de máscaras para crianças, exposições artísticas, orquestras ao ar livre e encenações teatrais que remontam cenas antigas e bíbCarnaval de Venezalicas. Isso tudo nos mais belos locais da cidadela, como o Giardini della Biennale (o jardim da bienal) e a Galeria Internacional de Arte Moderna de Veneza. Vale a pena conferir a programação que vai até o dia 12 de fevereiro, deste ano.

A monumental Praça de São Marcos fica repleta de bufês gastronômicos que recriam pratos típicos da realeza e deliciam as viajantes apaixonadas pela gastronomia, que precisam encarar longas filas por causa das multidões que se juntam na única praça de Veneza. Aliás, a pequena cidade fica bem cheia durante o Carnaval, por isso é preciso reservar acomodação com antecedência, ter cuidado com os batedores de carteiras e, se for o caso, ficar atenta às crianças, que podem se perder entre as pontes, canais e ruazinhas.

Este é um destino popular entre casais e que pode ser ideal para quem quer procura uma festa cheia de glamour.

Fotos: Carnaval de Punta Cana (primeira e segunda imagens). Carnaval de Veneza  (terceira  e última imagens). Fontes: Divulgação e Shutterstock.

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> <p> <iframe>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Gmap

  • Insert Google Map macro.