Há 150 anos (1863), em Londres, o primeiro metrô passou a ser um dos meios de locomoção prediletos dos moradores da cidade. Prático e eficaz, atualmente esse sistema de transporte rápido de passageiros está presente em mais de 100 cidades em todo o mundo.

Desde então, arquitetos, engenheiros e artistas trabalham na criação de estações subterrâneas refletindo o espírito e a cultura de cada uma delas. Algumas são um espetáculo à parte, transformando a experiência de circular abaixo da superfície num deleite para os olhos.

Confira algumas das estações mais incríveis do mundo - aquelas que dão vontade de comprar o bilhete só pelo passeio:

Estação Radhuset - Estocolmo, Suécia.
Inaugurada em 1975, por lá passa a linha Azul, que faz chegar à prefeitura e ao radhuset (tribunal, em português) – daí vem o nome da estação.

Estação Formosa Boulevard - Kaohsiung, Taiwan
Kaohsiung tem o maior vitral do mundo, projetado pelo artista Narcissus Quagliata. 4500 painéis de vidro cobrem uma área de 2180 metros quadrados da estação que abriga as linhas vermelha e laranja. 

Estação Arts et Métiers — Paris, França
Foi inaugurada em 1904 e atende ao museu homônimo. Em 1994 foi reprojetada pelo cartunista belga François Schuiten, que se inspirou nos trabalhos de Júlio Verne.

Estação Komsomolskaya — Moscou, Rússia
Inaugurada em 1952, esta estação mais parece um museu. Foi projetada por Alexey Shchusev e Viktor Kokorin com o intuito Stalinista de levar a arte ao povo através da decoração acentuada, teto abobadado e colunas de mármore.

Estação Westfriedhof — Munique, Alemanha
O designer alemão Ingo Maurer deu um toque de charme a esta estação três anos após a sua inauguração, em 1998, instalando grandes luminárias que, todos os dias, tornam o transporte de um milhão de pessoas mais agradável.

Estação da Luz - São Paulo
Hoje ela abriga o metrô, mas foram os trens que abriram as portas desta estação em 1901. Foi projetada pelo arquiteto inglês Charles Henry Driver, que se inspirou no estilo neoclássico de construções como o Big Ben e a abadia de Westminster.

Metrô Almaty – Almaty, Cazaquistão
O sistema de metrô no Cazaquistão é o mais novo do mundo, tendo sido inaugurado no dia 1º de dezembro de 2011, depois de 23 anos de construção. Ele serve a cidade de Almaty, que é a maior do país. 

Estação Avtovo — São Petersburgo, Rússia
Inicialmente, foi proposto pelo arquiteto Ye.A. Levinson que todas as colunas nesta estação pomposa fossem de vidro. Mas, pela pressa de acabar as obras em 1955, foram instaladas colunas de mármore temporárias, que nunca foram substituídas.

Estações da Linha A (Verde) — Praga, República Tcheca
Inaugurada em 1978, a linha Verde tem 13 estações que cortam de leste a oeste a capital Tcheca. Está sendo criada uma extensão da linha que chegará até o aeroporto, hoje apenas servido por ônibus e táxis.

Estação Toledo - Nápoles, Itália
A estação que atende as principais ruas de compras de Nápoles abriu em setembro de 2012. Foi projetada pelo arquiteto espanhol Oscar Tusquets Blanca que buscou representar a interação entre a água e a luz.

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> <p> <iframe>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Gmap

  • Insert Google Map macro.