Por: Juliana Siqueira


Casamento na praia, no campo, no castelo... hoje em dia não existem mais limites para realizar o sonho de muitas mulheres na hora de planejar o grande dia. Para muitas noivas, escolher o cenário ideal é tão importante quanto a escolha do vestido e, para isso, as barreiras geográficas não são mais problemas.

Essa modalidade – no qual os noivos viajam para outra cidade, estado ou até país para realizar o casamento – ganhou o nome de Destination Wedding (Destino de Casamento, em português). A ideia é unir a cerimônia e a festa com a chance de viajar com seus convidados para algum lugar paradisíaco, badalado, histórico... só depende do gosto da noiva!

Muito comum entre americanos e europeus, o Destination Wedding já tem adeptas no Brasil.

O principal destino procurado pelos brasileiros é a Europa, especialmente França e Itália. Além do clima romântico do velho continente, também encantam os castelos e hotéis históricos europeus, difíceis de serem encontrados no Brasil.

Mas dependendo do local escolhido, organizar todos os detalhes do evento pode ser uma tarefa um tanto quanto árdua, em que a distância, idioma ou até diferenças culturais podem se tornar um empecilho. Por isso, em alguns casos uma boa opção é contratar os serviços de profissionais especializados.casamento luxo

Mais lidas:
Casamento em Aruba
Preparando sua viagem a dois
Casamento Homossexual

“Organizar um casamento em sua própria cidade já é algo estressante para os noivos. Em um outro país onde um outro idioma e uma outra cultura estão envolvidos, eu acredito que uma assessoria total com uma wedding planner (organizadora de casamentos) experiente é primordial para que a experiência seja bem sucedida”, afirma Fernanda Silva, proprietária da empresa Wedding Luxe.

Fernanda é especializada em assessoria e cerimonial de casamentos na Europa, e decidiu investir em Destination Wedding depois de abrir uma companhia de decoração floral na Suíça. Ela conta que a maioria dos clientes vinha dos EUA e Inglaterra para realizar seus casamentos na França e na Suíça, e percebeu que a ideia poderia também agradar aos brasileiros. Hoje, ela realiza uma média de 25 casamentos nessa modalidade por ano, a maioria com cerimônia apenas a dois, sem convidados.

“Destination Weddings é uma outra forma de se casar que chegou ao Brasil para ficar. Sinto uma enorme vontade nos meus clientes em fazer algo novo e isso vai muito com uma nova forma de pensar dos brasileiros”, acredita.

Confira as dicas da Fernanda para realizar seu casamento dos sonhos na forma de um Destination Wedding:

- Faça uma lista reduzida casamento de luxode convidados. “Um casamento grande na Europa não passa de 120 convidados, no Brasil este número pode chegar a 500”, afirma.

- Aproveite a diversidade das flores. Nesse quesito, a Holanda é a campeã de exportações. Mas Fernanda dá uma dica: “Eu adoro a decoração abundante das festas brasileiras, porém na Europa o mesmo conceito não existe. Aqui a decoração é mais ‘clean’ não deixando de ser sofisticada e elegante”.

- Comece a planejar o casamento com pelo menos 8 meses de antecedência. Se decidir apenas por uma cerimônia a dois, sem convidados, pode reduzir esse período para 6 meses.

- A assessoria do casamento se ocupará em organizar o evento em si, como os detalhes de decoração e fornecedores, por exemplo. Já a parte de viagens, convites e RSVP devem ficar a cargo dos noivos.

- Fique atenta às questões religiosas e burocracias. A cerimônia religiosa na Europa, por exemplo, depende da autorização da igreja do país de destino, e só pode ser realizada em igrejas. “Acredito que a cerimônia simbólica seja a melhor opção num Destination Wedding”, explica Fernanda.

- Só realize um Destination Wedding se o orçamento permitir. Apesar de poder optar por um número reduzido de convidados, um casamento fora do país inclui custos relacionados à viagem – como passagens aéreas, hospedagem e outros gastos – e ainda em preços dados na moeda estrangeira.

 

Fotos: casamento de sonho num castelo em Paris (primeira imagem, à esquerda; crédito: divulgação Wedding Luxe / David Bacher); salão de festas do castelo parisiense (segunda foto, à direita; crédito: divulgação Wedding Luxe / David Bacher); Roma é um destino perfeito para casar (última imagem; crédito: divulgação Wedding Luxe / Gabi Alves Photography).

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> <p> <iframe>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Gmap

  • Insert Google Map macro.