Por: Stéphanie Boccomino

Uma ótima dica para aproveitar bem a temporada de neve em alguns países, como Chile e Argentina, é praticar esportes. A preguiça de se exercitar na estação mais fria do ano pode ser grande, mas a diversão é garantida e, de quebra, ainda terá um alto gasto calórico. Confira!

O cálculo das calorias gastas foi feito com base em uma mulher de 63,5 quilos.

Esqui cross-country: originado na Noruega no final do século 19, é o mais antigo tipo de esqui. O termo “esqui” vem da palavra ‘skid’, que significa um pedaço comprido de madeira, num idioma antigo. A prática dessa atividade de alto gasto calórico, em que se utilizam esquis e bastões como auxílio, garante o fortalecimento das pernas, melhora o equilíbrio, o condicionamento físico e a coordenação motora. O mesmo para a prática do snowboard, em que a prática sob a prancha única é feita sem bastões.
Calorias gastas: 550kcal/hora

Esqui alpino:esqui cross country datado da década de 1850, é um esporte mais complicado que o anterior, exigindo maior prática e material adequado. Em termos de competição, o esqui alpino consiste em percorrer um percurso em declive em alta velocidade, com passagens obrigatórias e entre estacas fincadas na neve, chamadas de ‘portas’. O objetivo é percorrer o trajeto no menor tempo possível.
Calorias gastas: 350 kcal/hora

Patinação no gelo: praticado geralmente numa pista indoor ou em um lago congelado, patinar é o programa perfeito para a família ou casal. É uma atividade que exige bastante fôlego e equilíbrio, mas garante o fortalecimento das pernas, abdômen, tendões e ligamentos. Dá elasticidade ao tronco e membros e estimula o sistema respiratório. Há algumas pistas de gelo aqui mesmo no Brasil, como a do complexo de lazer Tarundu, em Campos de Jordão. Aí na cidade dos chocolates, até final de julho, uma pista The Ice estará aberta ao público perto do centro, entre a Rua Dr. Ribeiro de Almeida e a Av. Vitor Godinho.
Calorias gastas: 400 kcal/hora


Esqui alpino

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Snowshoeing ou raquete de neve: é um calçado para andar na neve, feito de raquetes especiais para esse tipo de solo. É um esporte para quem aprecia caminhadas ao ar livre e não abre mão dessa atividade mesmo durante o inverno. Além do sapato especial, vale levar água para se hidratar, protetor solar e roupas adequadas para a estação.
Calorias gastas: 465 kcal/hora

Sledding ou Tobogganing: são as atividades favoritas entre as crianças, mas que não deixam de entreter os adultos. Esses esportes requerem uma pequena prancha ou um trenó para deslizar sobre a neve, descendo a montanha ou ravina. Subir a colina nevada proporciona um gasto de energia alto e, na descida, há muita diversão.
sleddingCalorias gastas: 400 kcal/hora

Construir boneco de neve: reúna família, amigos e toda a vizinhança para uma competição do melhor boneco de neve já feito. O ato de cavar a neve para montá-lo faz gastar muitas calorias sem sequer nos percebemos!
Calorias gastas: 350 kcal/hora

 

Dicas para emagrecer no inverno

O grande gasto calórico dos esportes de inverno é resultado do ato de transpirar debaixo de camadas de roupas para o frio e do esforço maior para se locomover sobre a neve. Tendemos a comer mais no inverno, então é importante manter o corpo em atividade. Na verdade, esta é a melhor estação para emagrecer, já que gastamos mais calorias nas atividades físicas porque o corpo precisa utilizar energia para se manter aquecido.

Boneco de neve

Lembre-se, porém, das seguintes dicas:

- Assista aulas dos esportes que deseja praticar. Peça o auxílio de um instrutor local na monitoração de seus movimentos para evitar lesões desnecessárias;

- Mantenha-se sempre hidratada, pois a tendência é bebermos menos água no inverno pelo fato do frio não provocar sede;

- Faça um aquecimento completo antes de iniciar a prática do esporte. Com a baixa temperatura exterior, os músculos, durante as atividades físicas, podem demorar um pouco mais para aquecer. Comece com pequenos exercícios simples de aquecimento e faça alongamentos durante 5 a 10 minutos, antes de começar qualquer esporte;

- Utilize os equipamentos e roupas adequadas para a prática de esportes de inverno.


Fotos: Patinação no gelo em Nova York (primeira imagem. Divulgação). Esqui cross-country (segunda imagem). Esqui alpino (terceira foto). Sledding (quarta imagem). Boneco de neve (última foto).

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