Por: Natasha Sá Osório

Graham Hughes, de 33 anos, tornou-se o primeiro homem a visitar 201 países sem viajar de avião. No total foram percorridos 256 mil quilómetros em 1426 dias, numa viagem que começou em janeiro de 2009, em Liverpool. O fim da jornada aconteceu em dezembro de 2012, no Sudão do Sul, país novo que se tornou independente do Sudão em julho de 2011, depois do início do projeto.

Com um orçamento semanal de apenas US$ 100 (aproximadamente R$ 230), o inglês pegou carona, andou em navios de mercadorias, embarcações precárias, trem, ônibus e a pé. Dormia em casas de pessoas locais sempre que possível, fez o trajeto sozinho e não teve patrocínio para efetuar a proeza.

"Quis mostrar às pessoas que não é preciso ser bilionário para fazer este tipo de coisa e que o mundo não é um grande lugar assustador, que na verdade está cheio de pessoas que nos querem ajudar, mesmo que lhes sejamos estranhos", declarou o recordista.
Quis mostrar às pessoas que não é preciso ser bilionário para fazer este tipo de coisa e que o mundo não é um grande lugar assustador.
Ao longo da sua aventura, conheceu o primeiro ministro do Tuvalu, se juntou a uma tribo Bwiti no Gabão e deu comida para crocodilos na Austrália. Mas também passou por alguns sustos, quando navegou durante quatro dias em mar aberto num barco furado para alcançar Cabo Verde, foi preso no Congo e na Rússia, acusado de espionagem, e foi salvo de fundamentalistas islâmicos nas Filipinas por um hermafrodita chamado Jenn.

Mais lidas:
Depilação com fator "UAU" em vez de "ai"
Atleta une viagens a stand up paddle
Os 5 melhores lugares para viajar a dois

Hoje reconhecido pela entidade de recordes mundiais, World Guiness Records, os relatos podem ser lidos através do seu blog The Odyssey Expedition (em inglês) ou assistidos pelo canal do youtube Graham Hughes e também nos episódios do seu programa no National Geographic Adventure.

Graham partilhou um vídeo que resume a sua viagem de quase quatro anos por todos os países onde passou:

 Na foto: Graham Hughes no Sudão do Sul mostrando carimbos no passaporte.

Comentários

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> <p> <iframe>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Gmap

  • Insert Google Map macro.