Por: Carolina Campos

Em 1926, o arquiteto espanhol Antoni Gaudí foi tragicamente atropelado por um trem e faleceu - justamente quando estava construindo sua maior obra-prima, a basílica da Sagrada Família, em Barcelona.

O trabalho começou em 1882 e, desde a morte de Gaudí, nove arquitetos estiveram à frente do projeto sem fim. Um dos obstáculos para a sua conclusão foi o controverso incêndio na cripta da Sagrada Família, em 1936, que destruiu todos os desenhos, modelos e esboços que Gaudí tinha feito, fazendo com que os novos arquitetos tivessem dificuldade em seguir o plano inicial.

Hoje, essa grandiosa marca arquitetônica ainda não foi finalizada. Daí que quem conhece sabe que ela é soberba, embora viva rodeada de andaimes.

Mas, segundo Jordi Faulí, o arquiteto atual do magnífico castelo de areia, a Sagrada Família de Gaudí estará pronta em 2026, exatamente um século depois da morte de seu criador.

Mais lidas:
Guia da Espanha
Caminho de Santiago de Compostela
Hotéis com restaurantes estrelados

Se hoje ela já é altíssima com seus 120 metros de altura, até 2026 a basílica ganhará uma torre gigantesca de 170 metros de altura, planejada para ser erguida exatamente no centro. Ela será visível de toda a cidade e ultrapassará a atual igreja mais alta do mundo, a Catedral de Ulm, na Alemanha, com seus 162 metros.

Serão, ao todo, 18 torres – para que se tenha uma ideia da grandeza do projeto, apenas 8 estão prontas atualmente. Se hoje a construção já é imponente e bem visível na paisagem da cidade de Barcelona, imagine quando finalmente estiver finalizada!

Para saber como está e como ficará o templo da Sagrada Família, veja abaixo um vídeo que revela as próximas etapas da obra até que esteja terminada.

 

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> <p> <iframe>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Gmap

  • Insert Google Map macro.