Por: Mia Ellis


Ninguém gosta de viajar menstruada, mas há vários truques que podem fazer com que a experiência seja um tanto menos desagradável.


Truque #1: vista roupa apropriada

Calças largas e confortáveis de cor escura são mais apropriadas e disfarçam no caso de algum acidente. Leve uma jaqueta que cubra a região, se necessário, e também calcinhas e calças extras na bagagem de mão.


Truque #2: use os produtos certoscoletor menstrual

Sinta-se mais confiante em viagens longas usando tampão maxi e absorvente noturno ao mesmo tempo, se o fluxo for intenso. Leve-os na bolsa para não ter que tirar da mala na frente de outros passageiros. Em alguns países da Ásia e da África, e em lugares mais remotos em todo o mundo (inclusive no Brasil!), a escolha é limitada ou inexistente. Faça o abastecimento em cidades grandes antes de se aventurar ou, se tiver preferência da marca do produto, leve de casa quantidade suficiente.

Quando fica difícil se livrar dos absorventes (ao fazer camping selvagem, por exemplo), há duas soluções possíveis: armazenar em uma bolsa ziplock com um pouco de bicarbonato de sódio (por causa do mau cheiro) ou usar o copo coletor menstrual. O que é um coletor menstrual? É um recipiente de silicone maleável que “segura” o fluxo em vez de absorver - por isso precisa ter acesso a água para esvaziar e limpar. É uma opção amiga do ambiente por diminuir a quantidade de lixo, mas não deixe de experimentar antes de depender dele em viagem. No Brasil, existem algumas marcas à venda em lojas especializadas ou sites de e-commerce, como Lunette, Mooncup, Lady Cup, Green Dona e o único fabricado no Brasil, o InCiclo.

Mais lidas:
6 dicas para guardar líquidos na mala
Dicas de etiqueta profissional em viagens de trabalho
Truques de beleza em viagem


Avião com céu bonitoTruque #3: leve outras armas que ajudam

- Analgésico para diminuir as dores. Se atravessar fronteiras, leve-o dentro da caixa original. Comprimidos soltos podem trazer problemas na hora de passar  pela segurança alfandegária;

- Lenços umedecidos, para quando faltar papel higiênico (ou quando ele parece mais papel vegetal do que algo feito para passar nos genitais...);

- Snacks saudáveis. Ao contrário do que dá vontade, comidas com alto teor de sal ou açúcar aumentarão sua TPM e a farão você se sentir inchada;

- Água, para se manter hidratada.


Truque #4: mulher prevenida...

Coloque a mantinha do avião ou uma peça de roupa escura no assento para não manchar (se alguém perguntar, diga que a poltrona é demasiado dura!). Peça para ficar sentada junto ao corredor para trocar o absorvente ou tampão com frequência. Se não se preveniu e o pior aconteceu, não se desespere. Peça ajuda à comissária de bordo que pareça ser mais simpática. Elas normalmente são discretas e bastante solícitas, já que elas compreendem o que você está passando.


Truque #5: corte o mal pela raiz

A dúvida é muito comum: “Vou viajar e não quero menstruar - o que fazer?” Se não quer menstruar durante a viagem, converse compílula anticoncepcional o seu ginecologista sobre o que você pode fazer para parar a menstruação. Algumas opções são:

- Emendar a pílula anticoncepcional (isto é, terminar a cartela e começar logo outra, sem dar intervalo). É um dos métodos mais comuns. Neste caso, não se esqueça de levar as cartelas necessárias e de acionar um alarme no celular para continuar tomando na mesma hora (sobretudo quando o seu destino tem um fuso horário diferente);

- Usar a pílula de uso contínuo;

- Emendar o anel vaginal, que dura 21 dias e pode-se aplicar sem intervalos no máximo três vezes;

- Tomar a injeção de progesterona, que dura três meses

- Colocar o implante hormonal, com validade de três anos.

Contudo, todas as opções podem ter efeitos colaterais, como cólicas, retenção de líquidos, inchaço e a ocorrência de pequenos sangramentos. Conversando com o seu médico, você poderá saber qual é a melhor opção para você e experimentá-la antes de pegar a estrada.

Fotos: jovem despreocupada (primeira imagem); copo coletor menstrual (segunda foto, à direita); um avião num céu arrebatador (terceira imagem, à esquerda); exemplo de pílula anticoncepcional (última foto).

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> <p> <iframe>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Gmap

  • Insert Google Map macro.