Canada

Por: Lu Ri Lee

O segundo maior país do mundo em termos geográficos agrada tanto quem gosta de fazer compras e visitar museus, como quem adora esquiar, fazer trilhas e acampar. Canadá é um país múltiplo em todos os sentidos: culturas, línguas e opções de lazer. Talvez por isso mesmo seja o país  mais procurado pelos brasileiros querendo fazer intercâmbio!

É berço do fenômeno teen Justin Bieber, o comediante Jim Carrey e a cantora rebelde Avril Lavigne, assim como de uma população multicultural, que mistura descendentes de italianos, franceses, chineses, coreanos, gregos, turcos e outros. Não à toa a capital financeira do país foi batizada como “Toronto”, que significa "o ponto de encontro" na língua dos alonquinos, a população indígena nativa. A colonização inglesa e francesa resultou na pluralidade de idiomas oficiais: inglês e francês.

O país tem as melhores infraestruturas para esportes de inverno, como hóquei, que originou no Canadá e é o esporte nacional, ou pistas de patinação no gelo.  As melhores estações de ski e snowboard ficam em Whistler, no estado de Colúmbia Britânica, a sudoeste do país, mas as pistas na província de Quebec e também na montanha Big White não saem perdendo.
Quebec
O inglês canadense  pode soar um tanto diferente para quem não está acostumado, sobretudo nas cidades menos populosas.  Caso não entenda alguma coisa, peça educadamente para repetir devagar (“Would you mind repeating it a bit slower, please?”). As pessoas locais são muito gentis e não se importarão de ajudar.

Todas as 10 províncias do país são bastante seguras, ótimas para quem viaja sozinha.

Toronto, a maior cidade do Canadá, na província de Ontário, é  o destino preferido dos brasileiros. Marcando a paisagem da cidade está a CN Tower, uma torre de 533 metros  de altura, o equivalente a um prédio de quase 178 andares. A antena de comunicação de rádios e televisões serve também como mirante para os turistas, por isso faça daí o seu ponto de partida na cidade. Em dias claros e ensolarados é possível ver até 160 quilômetros de distância. Se quiser fazer o passeio com pouca emoção, suba “apenas” 346 metros de altura no elevador, até o posto de observação LookOut, que também tem um restaurante giratório com vista de 360 graus. Eleve a adrenalina experimentando o chão de vidro, o terraço ou subindo mais 33 andares até o SkyPod. Se a pulsação ainda não acelerou, o EdgeWalk vai cuidar disso. É uma atração que permite caminhar na borda exterior da torre,  encarando 356 metros de altura, presa por uma corda.
 
Toronto, CN Tower
Após visitar o cartão postal da cidade, é momento de conhecer a sua cultura. Se você é fã de esporte, não pode perder o museu do hóquei, Hockey Hall of Fame. Apreciadoras de arte devem visitar a Galeria de Arte de Ontário, ou Museu das Belas Artes, e também o Museu Real de Ontário, ambas com exposições variadíssimas ao longo de todo o ano.

Na hora de bater perna, o The Path é uma verdadeira cidade subterrânea recheada de lojas, cinemas e restaurantes. Ela foi construída para que o passeio seja um pouco mais quentinho durante o inverno rigoroso canadense, cujas temperaturas chegam a atingir -40 °C. Mas se o tempo estiver bom, não há porque não passear na Bloor Street, no bairro Yorkville, para percorrer lojas de alta-costura como Dolce & Gabanna, Hermès e Chanel. Ali não faltam hotéis de luxo e restaurantes elegantes. Aproveite, já que o dólar canadense é um pouco mais barato que o dólar americano.

O Canadá tem uma natureza exuberante, e Toronto está localizada apenas a duas horas de ônibus de um dos mais belos espetáculos naturais: as Cataratas Niágara. Situadas na fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos, elas são formadas por três quedas de água: as Cataratas Canadenses, as Americanas e as Bridal Veils, que são menores e ficam também no lado americano.
Cataratas Niágara
Para circular no Canadá, a melhor forma é viajar de avião, já que as distâncias são grandes, ou então de trem com a VIA Rail Canada. Esta faz ligação entre os maiores destinos - Toronto, Vancouver e Montreal - e também entre cidades menores. A empresa Rocky Mountaineer faz o transporte entre os destinos nas montanhas da costa do pacífico, como Whistler, Vancouver, Calgary, Kamloops e Banff. Os trens são modernos, mas é a vista que faz cair o queixo, com trechos montanhosos de beleza esplendorosa.

Para chegar lá, a TAM e a Air Canada têm voos diretos desde São Paulo até Toronto,  que pode ser o ponto de partida para outros lugares dentro do país.  Outras companhias aéreas que fazem voos com escala são a Delta, que para em Detroit, a Copa Airlines, com conexão no Panamá, e a American Airlines, que faz escala em Nova York e em Miami.

 

Fotos: Quebec (primeira foto). Quebec (segunda imagem, à direita). Toronto (terceira foto, à esquerda). Cataratas Niágara (última imagem).

População: 33,4 milhões (2011)

Capital: Ottawa

Moeda: dólar canadense

Idiomas: inglês e francês

Fuso horário: há seis fusos horários, começando no extremo ocidental com -4h em relação a Brasília e terminando no extremo oriental, com +30 minutos em relação à nossa capital. Toronto, Ottawa e Montreal: -1h; Vancouver: -4h

Clima: há grande variação climática ao longo de todo o país. Nas regiões próximas ao círculo ártico, como Nunavut, mesmo durante o verão as temperaturas são baixas, apresentando máximas de 12 °C. Mas, em geral e nas cidades mais visitadas, podem-se esperar verões bastante quentes e úmidos, com temperaturas até 35 °C, e invernos rigorosos, podendo chegar até -40 °C

Vacina: não é necessária

Emergência: ambulância, polícia e bombeiros: 112. Consulado do Brasil em Toronto: 77 Bloor Street West # 1109, Toronto, ON, M5S 1M2. Tel.: +1 (416) 922 2503, fax +1 (416) 922 1832

Visto: trate do visto com antecedência através de um dos centros de solicitações de visto (VFS), localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Lista de documentos necessários para pedir o visto (em inglês)

Festas e eventos importantes: vale a pena conhecer o Carnaval de Inverno, no Quebec, onde há competições de canoa nas águas geladas, esculturas gigantes na neve, ofurôs ao ar livre e baladas noite afora. Os feriados no Canadá são chamados de “stats”, e podem ser diferentes de estado para estado. Os stats nacionais são: Ano Novo (1 de janeiro), Sexta-feira Santa e Segunda-feira após domingo de Páscoa (móveis),  Dia da Rainha (segunda-feira prévia ao 25 de maio), Dia do Canadá (1 de julho),  Dia do Trabalhador (primeira segunda-feira de setembro),  Ação de Graças (primeira segunda-feira de outubro), Dia da Memória (11 de novembro), Boxing Day (26 de dezembro) e Natal (25 de dezembro)

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> <p> <iframe>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Gmap

  • Insert Google Map macro.