Por: Natasha Sá Osório

Você tem uma caixa de ferramentas, daquelas que abrem em três partes, para guardar sua maquiagem. Tem um armário inteiro só para sapatos de salto alto. E aproveita para espiar os tutoriais de penteados passo a passo do youtube quando o chefe não está olhando. Em viagem, você nem escova o cabelo, o tênis é mais mal cheiroso e esburacado que queijo francês e já experimentou passar rímel numa pick-up em estrada de pedra (se ainda não fez isso, não experimente).

Okay, talvez a realidade nem seja bem essa, mas é verdade que manter um look fresco e bonito on the road pode ser complicado. Você não pode levar na bagagem tudo o que quer, sob o risco de acabar a viagem com a coluna de uma octogenária - ou, pior, com os braços da Madonna. Então você precisa ser prática e apostar em idéias criativas que vão mais além dos potinhos em miniatura. Aqui vão alguns truques fáceis de seguir.

Maquiagem 2-em-1
Em viagem o ideal é manter as coisas simples: base com fator de proteção, rímel e um batonzinho básico deveriam bastar. Mas se você se sentir nua sem o seu arsenal de guerra, então é preciso usar maquiagem versátil. O lápis com esfumador evita carregar sombra extra. O corretor pode ser usado como complemento da maquiagem dos olhos, na falta de lápis bege. Um batom de tons avermelhados pode ser usado como blush, espalhando com a ponta dos dedos. A M-A-C, por exemplo, vende sombras que viram batom e blush (mas, pelo amor de Deus, não use tudo ao mesmo tempo!) e também os minúsculos Holiday Face Kits, com sombra, blush, pó compacto e um pequeno rímel numa só caixinha.

Mulher bem cheirosa é mulher glamorosa
Fazer trilhas ou longas caminhadas sem acabar com aquele cheirinho au de parfum cebola fica mais fácil usando camisetas que deixem o corpo respirar. As Solo Ion Lite são ótimas para isso porque controlam a úmidade sem fedor, são leves e vêm em várias cores e modelos para você poder combinar com o resto dos ítens da sua mala.
Para manter a roupa sempre com cheirinho de acabadinha de lavar,  coloque dentro da bagagem, entre a roupa, alguns lenços umedecidos perfumados ou, melhor ainda, toalhitas absorventes de cores daquelas que vão na máquina de lavar, como a Woolite Color Protection por exemplo. Já agora, saiba que os lenços umedecidos (sem álcool) são fundamentais na bolsa da mulher viajante, que devem ser guardados numa bolsa ziplock para não secarem. Você pode usá-los para refrescar o pescoço no calor do verão, para substituir o papel higiênico nos banheiros públicos, para limpar as mãos antes de comer e tirar a maquiagem.
Viagens que incluem longas trilhas e acampamento selvagem impossibilitam lavar o cabelo, mas a Sephora vende xampu a seco em spray com vitamina E para essas ocasiões por a partir de R$ 52. As adeptas da chapinha e da permanente podem experimentar também o xampu a seco da Klorane e da Aspa, a preços semelhantes da Sephora. Não há mais desculpa para cabelo oleoso!Mulher esfoliando o rosto

Pele linda para fotos dignas de perfil do facebook
O esfoliante fica sempre para trás no nosso kit básico de viajante, mas experimente esta dica: guarde sachês de sal ou açúcar dos que fornecem nos restaurantes. Na hora de se arrumar, coloque uma porção generosa de hidratante ou protetor solar na palma da mão e misture com o sal ou o açúcar. Espalhe no rosto em pequenos movimentos circulares e depois lave bem a cara com água. Se tiver gel de banho para fazer a mistura, o efeito é melhor ainda.
Se o buço precisar de ser controlado em viagem, a Depi Roll vende bandas de cera fria para uso facial que são leves e práticas. As mais experientes podem usar o produto também para depilar as sobrancelhas (para retoques pequenos, use a fiel pinça). Lembre-se de aquecer as bandas com as mãos antes de aplicar e de usar protetor solar depois. Mas não deixe de experimentar em casa antes de levar. Cada pele tem suas exigências únicas e especiais, e se as bandas não funcionarem com você o pior que pode acontecer é ser flagrada em flashes com um ninho avermelhado no lábio superior!
Por fim, lábios ressecados podem ser tratados com hidratante de pele, creme para assaduras Bepantol do seu bebê ou até creme de queimadura solar. Não precisa ficar correndo para a farmácia mais próxima - que, às vezes, pode ser bem longe.

Variedade de roupas
Mais além de combinar as cores neutras e tons pastel que escondem melhor as manchas e são fáceis de lavar, dê preferência à parte de cima do corpo na variedade de roupas. Aposte nos artigos com dupla face, isto é, regatas e camisetas que podem ser usadas dos dois lados por terem dois tipos de tecidos ou estampas costurados um ao outro. Outra mais-valia é o Head Wear, lenço em formato tibular sem costura e hidrofílico (ou seja, não desenvolve fungos e mau cheiro e a regulagem térmica é natural do corpo) que podem ser usados como cinto, prendedor do cabelo, monhequeira ou bandana e se vendem em diversas cores em lojas de esporte. E por que não abusar da duplicidade? Há bolsas que viram blusas, calcinhas biquini Loba sem costura (é isso aí,  é calcinha e biquini ao mesmo tempo!), saias compridas que viram tomara-que-caia, calça bermuda dry fast (que secam rápido) de trekking com zíper que se transformam em shorts, como as da Solo, por exemplo... No quesito fashion, você pode usar e abusar da imaginação e adaptar as suas peças!

 

Tem mais truques que gostaria de partilhar? Escreva um comentário embaixo e conte a sua experiência!

Comentários

Mó massa essas dicas! Vcs ouviram falar do pipempé, um aparelho para as meninas fazerem xixi em pé nas trilhas e tudo? Funciona? 

Olá Edna! Sim, já ouvimos falar mas ainda não testamos! Se você experimentar, conte tudo!

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> <p> <iframe>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Gmap

  • Insert Google Map macro.